O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

A


ALVES, Francisco Cordeiro

nasceu em Santulhão, concelho de Vimioso. Em 26 de Junho de 1997 defendeu tese de doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Formação de Professores. Obteve, por unanimidade do júri, aprovação com distinção e louvor. O Mensageiro de Bragança, de 4.7.1997 dava a notícia e fazia, nos seguintes termos, o elogio do ilustre Transmontano: "O estudo de Francisco Cordeiro Alves, cuja temática se centra, ao longo de três extensos volumes, sobre O Encontro com a realidade Docente Estudo exploratório (auto)biográfico , foi viva e reiteradamente elogiado pelo rigor analítico, pelos seus contributos para a inovação investigacional, pela abrangência e inusitado da sua metodologia, pela vastidão e multirreferencialidade conceptual e empírica, que o seu autor conseguiu desenvolver ao longo de alguns anos de intenso esforço e sistemático trabalho. Foi pelo Júri referido que "não é só o Dr. Francisco Cordeiro Alves que está de parabéns pelo seu admirável trabalho, mas também o está a Universidade de Lisboa, que excepcionalmente o convidou a prosseguir com o Doutoramento logo após a conclusão do seu Mestrado, atendendo às suas capacidades de seriedade investigacional, de trabalho persistente e de comprovada curiosidade intelectual, tendo correspondido às expectativas que a Universidade nele depositou. Por isso, também a Universidade se orgulha com esta Tese, que bem poderia servir, dado o seu preciosismo e pormenor, de manual de investigação qualitativa para os nossos estudantes de Ciências da Educação". A uma douta, meticulosa e experiente arguição do Júri, correspondeu uma pronta, arguta e fundamentada resposta do novo Doutor, que encantou assistentes e alguns familiares presentes no Salão da Reitoria da Universidade destinado para o efeito.
Francisco Cordeiro Alves é actualmente Professor Adjunto, a título definitivo, do Instituto Superior Politécnico de Bragança, na escola Superior de Educação, onde desempenha, para além de tarefas lectivas, a função de Responsável da Área de Ciências da Educação, de Representante do Departamento de Ciências Sociais e da Educação e de Presidente do Conselho Pedagógico da Escola. Depois de ter leccionado Filosofia na Escola Secundária de Emídio Garcia de Bragança, ingressou no Ensino Superior, Escola Superior de Educação (ESE), com Mestrado em Ciências da Educação, dando privilégio, na sua actuação, ao eixo fundamental à volta do qual a instituição fomadora deve girar, ou seja, aos alunos futuros professores. Na ESE tem cooperado na Formação de Professores em Serviço e vem coordenando o Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Metodologia e Supervisão de Formação de Professores. Francisco Cordeiro Alves publicou diversos artigos sobre a problemática da (in)satisfação docente e outras afins, tem feito comunicações em diferentes congressos, é autor de alguns estudos e cooperante de uma obra sobre a profissão docente, a publicar, para breve, sob a organização da Prof.a Dr.a Maria Teresa Estrela. Entre os seus projectos conta publicar um título de poesia livre sobre o confronto dialéctico entre o ter e o ser.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt