O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PIRES, Abílio

nasceu em 1941, na freguesia de Constantim, concelho de Miranda do Douro. É Licenciado em Filosofia e doutorando na Universidade de Salamanca. Vive e lecciona em Lisboa. Escreveu o romance "O Silêncio das Pedras", que ele próprio editou em 1995 com uma tiragem de 2500 exemplares. Dedicou o "à memória das Gentes Mirandesas que, com amor e esforço continuado, mantiveram a chama flamejante e viva das suas tradições e do cultivo da Terra" e "aos soldados que combateram em terras de África" a quem dedica os últimos capítulos.
Éuma história de 405 páginas, escrita em português mas com diálogos constantes em mirandês língua primeira do autor , "de conteúdo riquíssimo, vi vencialmente agradável e temurenta de estremecimentos e medos confessados. Nela se exprime um estado de alma, onde não faltam reflexões de vária ordem temperadas com episódios típicos do pensar das gentes que viveram fechadas e esquecidas num rincão deste país".
Domingos Raposo


In iii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt