O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MELLO, Ruy António Marinho de Almeida de Sampaio e

Director do Aeroporto de Lisboa, Engenheiro Inspector Superior de Obras Públicas e Administrador de Empresas, n. a 19.12.1915, sendo filho de António Maria Homem da Silveira de Sampaio de Almeida e Mello e de sua mulher D. Zamira Teixeira Marinho da Cunha. Nascido embora em Amarante, passou a primeira infância no Alto Douro onde seu pai, implicado na tentativa restauracionista conhecida pelo nome de "Monarquia do Norte", se refugiara e fixara residência após o colapso deste movimento. Concluído o ensino secundário com elevadas classificações, matriculou se no Instituto Superior Técnico, vindo a diplomar se em Engenharia Civil no ano de 1939. Assistente das cadeiras de Cálculo Integral e Mecânica Racional, afirmou se como o estudante mais laureado do seu curso, durante o qual obteve os prémios "Alfredo Bensaúde", "Mira Fernandes" e "Fonseca Benevides". Em 1949 contraiu casamento com D. Maria Teresa de Bettencourt Theotonio Pereira (filha de Luís Theotonio Pereira, antigo Deputado, Procurador e Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Seguros Fidelidade), de quem teve vários filhos, nos quais se continua hoje a sua descendência. Engenheiro da Direcção Geral dos Caminhos de Ferro (1° classificado em concurso público), da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (1° classificado em concurso público), da Exposição Histórica do Mundo Português, do Estádio Nacional, da Cidade Universitária de Coimbra, foi ainda consultor da Caixa Geral de Depósitos e de diversos organismos corporativos.
No sector privado desempenhou as funções de Presidente da Sociedade Nacional de Fomento Imobiliário, Administrador da Socel Sociedade Industrial de Celuloses e perito do Banco Nacional Ultramarino e da Companhia de Seguros Fidelidade. Louvado pelos Ministros das Obras Públicas Eng. Duarte Pacheco e Eng. José Frederico Ulrich, transitou, ainda na década de 40, para a Direcção Geral da Aeronáutica Civil, ao serviço da qual empreendeu variadas deslocações ao Estrangeiro. Em 1961, no coroamento da relevante carreira técnica atrás caracterizada, foi nomeado Director do Aeroporto de Lisboa, cargo que desempenhou de forma "altamente eficiente, inteligente e dedicada", conforme louvor autógrafo do Ministro da tutela, Eng. Carlos Ribeiro. Convidado para Presidente da WEAA (Westeru Europeau Airport Association), organismo internacional com sede em Paris função que declinou , ascendeu em 1973 à categoria de Engenheiro Inspector Superior de Obras Públicas. Com o advento da Revolução de 25 de Abril de 1974 foi submetido a processo de saneamento e condenado a pena de prisão maior por posse ilegal de arma, vendo se então forçado a procurar refúgio no Brasil, onde residiu até 1979. De regresso a Portugal, dedicou se à administração das suas propriedades no Alto Douro (concelhos de Mêda e Vila Nova de Foz Côa), onde praticou diversos actos de benemerência pública, notadamente a doação à freguesia de Fonte Longa do terreno que permitiu o abastecimento de água potável à população local. Já antes havia doado à mesma freguesia o espaço físico onde se encontra erguida a respectiva escola oficial, que hoje ostenta o seu nome. Vítima de doença de carácter evolutivo que a Revolução de 1974 despoletou e agravou, mercê das perseguições e injustiças que o obrigou a enfrentar, veio a falecer, retirado do mundo, a 27.12.1998. Possuía condecorações inglesas e brasileiras (medalhas de Santos Dumont e Mérito Aeronáutico).



In iii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt