O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

F


FERNANDES, Marcolino Augusto

Nasceu na freguesia de São Martinho de Angueira, Concelho de Miranda do Douro, em 7 de Fevereiro de 1943. Fez o curso de Magistério Primário em Bragança (1962/64). Exerceu durante 32 anos. A meio da carreira, pelos anos oitenta, foi sócio fundador da Associação dos Professores do Planalto Mirandês que, com a Dança dos Pauliteiros e Danças Mistas, ainda continua a levar o nome de Miranda ao país e estrangeiro. Por volta do 25 de Abril, aprendeu a arte da cestaria que lhe permite ainda hoje fazer as mais variadas peças. Nesse âmbito ministrou já um curso em Vimioso integrado no Projecto Luta Contra a Pobreza. Falante de Mirandês desde o berço, colaborou na elaboração da Convenção Ortográfica da Língua Mirandesa.
É autor do livro "Cursos Mirandeses", nessa língua e de pequenos textos para festas, reuniões e brincadeiras variadas. Tem apresentado, há alguns anos, os festivais da canção em língua autóctone, ocorridos anualmente em Julho no dia da cidade de Miranda do Douro. Costuma por vexes contar histórias em mirandês. Dentro dessa modalidade participou nas Comemorações do Ano Europeu das Línguas (Centro Cultural de Belém. 2001) e no 1° Simpósio de Língua e Cultura Mirandesas (CTAD. Vila Real. 2000).
Domingos Raposo


In iii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt