O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

C


CRUZ, João Lopes da

um transmontano que ficou célebre pelo seu exemplo de nobreza de carácter e de respeito pelos compromissos assumidos. Já unhamos este volume em prova quando O médico oftalmologista António Alves Martins, residente em Cascais, nos endereçou, via gráfica, uma carta, extremamente simpática, cujo texto integral reproduzimos, à falta de outros dados biográficos: "Ao passar uns dias de férias pelas belas cidades e vilas de Trás os Montes, tive ocasião de visitar com a minha mulher, e pela la vez, as cidades de Bragança e Chaves. Entre os diversos guias consultados sobre o norte de Portugal, vieram me parar à mão os seus 2 volumes do «Dicionário dos mais ilustres transmontanos e Alto Durienses», editado em Braga em 1998. Constatei, no seu meritório trabalho, uma omissão, certamente involuntária, do nome de um grande transmontano que deu toda a sua vida e bens pela valorização desta região. Refirome a João Lopes da Cruz, o homem que, no tempo do conselheiro Dr. Abílio Beça, deu início e levou avante, como empreiteiro, a construção do caminho de ferro Mirandela Bragança. Reza a História que, não tendo conseguido cumprir a obra nos prazos determinados, por lhe terem surgido dificuldades com as rochas graníticas, que foi movida uma acção judicial pleiteada pelo deputado Afonso Costa pela parte do Estado.
João da Cruz, como era conhecido, ao perder a acção, e como homem digno e de carácter, entregou os seus bens, entre os quais 12 quintas no Douro, vindo a falecer pouco depois desgostoso e pobre. Foi lhe prestada uma homenagem póstuma em 1 de Dezembro de 1929, por todas as entidades camarárias do Distrito de Bragança, com a presença de "um banho de povo de cidades e aldeias" no dizer do insígne jornalista António Aleixo Morgado, tendo sido descerrado um retrato em bronze, baixo relevo que ainda hoje se encontra na parada da estação de Bragança e que dá início à Avenida mais bonita e florida da cidade, que tem o nome de João da Cruz. Esperando que na próxima edição da sua obra de valor etnográfico e biográfico incalculável venha citado este grande transmontano, subscrevo-me atenciosamente".


In iii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt