O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

B


BARROSO, Francisco Pio Saraiva

nasceu a 10 de Outubro de 1925 na freguesia de Argeriz, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, bem no coração da província de Trás osMontes e Alto Douro. É descendente de ilustres famílias, dos Batrosos e dos Saraivas, sendo seu pai de Fonte Mercê e a mãe de Carrazedo de Montenegro. O pai de Pio Barroso, Luís António Adão de Morais Castro Barroso, foi durante muitos anos Presidente da Câmara Municipal e Administrador do Concelho e deu seu nome a uma artéria central da cidade. A residência habitual da família foi Veiga do Lila. Pio Barroso estudou em Vila Real, Espanha, Suíça e Lisboa. Na Espanha apresentou um trabalho de Licenciatura em Filosofia sobre Martin Heidegger Analítica Existencial e Estética. Na Suíça defendeu a tese de doutoramento Le Droit de L Honnrne à la Liberté de Consciente et de Réligion. Paralelamente àLicenciatura e Doutoramento em Filosofia, tirou vários cursos de Línguas e frequentou, em Fribourg, o Instituto Internacional de Ciências Sociais e Políticas. De regresso a Portugal em 1955, o então já Dr. Pio Barroso, casou com a Dr.a. Estela Durão, ilustre médica transmontana, natural de Chaves. Após algum tempo dedicado a actividades docentes, o Dr. Pio Barroso foi atraído pelas actividades económicas e empresariais que exerceu, primeiro por conta de outrem e depois por conta própria.
Após o falecimento de sua mulher, retirou se, no ano 2000, para um apartamento que adquiriu em Lisboa, no Parque das Nações, Vila Expo, onde reside, embora passando, largos períodos no Rio de Janeiro, onde seus pais se casaram e seus irmãos nasceram. Um destes irmãos foi o já falecido pai do Dr. José Manuel Durão Barroso, sobrinho e afilhado do Dr. Pio Barroso, que, em Março de 2002, teve o prazer de o ver ascender ao elevado cargo de Primeiro Ministro do Governo de Portugal.
Aluno M. Cardoso


In iii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt