O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

A


AFONSO, Ana Isabel Neto Antunes

nasceu a 25 de Agosto de 1960, em Lisboa. É filha e neta de sendinenses e desde a sua infância que tem uma forte ligação com a terra natal da sua família. Em 1982 Licenciou se em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 1988 faz o Mestrado em Antropologia Social e Cultural e Sociologia da Cultura, na mesma Faculdade, apresentando a sua dissertação sobre o tema "Estratégias matrimoniais numa aldeia transmontana", a partir da qual inicia um estudo que viria a aprofundar ao longo de vários anos sobre a mudança social e cultural de Sendim, durante cinco décadas (1944 1994). Neste âmbito, realiza várias estadias de campo prolongadas na vila de Sendim e, em 1997, Doutora se em Antropologia Cultural e Social, com a tese "Terra, Casa e Família Valores em Mudança numa aldeia de Terras de Miranda". Desde 1985 tem leccionado várias disciplinas de Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sendo actualmente Professora auxiliar do Departamento de Antropologia daquela instituição. Tem colaborado em conferências e colóquios nacionais e internacionais e publicado artigos em revistas da especialidade, com base na pesquisa aprofundada que se realizou no concelho de Miranda do Douro.
Encontra se no prelo a sua obra sobre a transformação social e cultural da vila de Sendim, intitulada «Sendim em dois tempos (1944/1994) continuidade e mudança numa aldeia de Terras de Miranda», a publicar pela editora Celta, com o apoio da Junta de Freguesia de Sendim e da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
Domingos Raposo


In iii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt