O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

W


WOODHOUSE, Roberto Guilherme

Apologeta, cientista e músico portuense (Porto. 09 09 1828 ibid., 20 04 1876). Filho de um negociante inglês de vinhos que se fixou no burgo portuense, aí casando com uma senhora port., na época em que se situa o romance de costumes Uma Família Inglesa, de Júlio Dinis. De ascendência aristocrática (brasão e armas in VEL13C, vol. 18, col. 1590) a família foi um pólo da soe. Portuguesa no último quartel do séc. XIX. R., W. formou se em Ciências na Universidade de Londres, acompanhou as sequelas do Movimento de Oxford e, por volta de 1853, converteu se ao catolocismo. por influência de sua mãe, do marquês de Lavradio (com o qual trabalhou na Embaixada Portuguesa em Londres, de que era adido) e da noiva, D. Isabel Maria de Balsemão. Nadador salvador, cometeu feitos nos mares nortenhos, merecendo públicas distinções, e foi também músico distinto, compondo partituras profanas e religiosas, algumas das quais eram, até há pouco, executadas em serviço de culto católico. Em 1871 integra o movimento católico portuense, em parceria com o Conde de Samodães, o Conde de Azevedo, o Conde de Resende e outros. Participa do 1 Congresso Católico (Porto, 1871 1872), é co fundador do jornal A Palavra (aí assinou inúmeros artigos com a sigla W) e da Associação Católica do Porto, de que foi eleito 1.° Presidente. Iniciado na ciência moderna e ardendo em zelo, revela se opositor ao dogmatismo cientista de Oitocentos e procura uma conciliação da religião e da ciência. Formulou uma obra apologética substante e esclarecida, sendo, sem qualquer dúvida. a par de Camilo Castelo Branco (em certo período da sua vida) e do Conde de Samodães, um dos nosso melhores apolosetas leigos. O motivo da inclusão neste Dicionário deve se ao facto de ele ter escrito e publicado, em Londres, um estudo em Língua inglesa sobre o Vinho do Porto (que como é público se produz no Douro). Che~ámos a ver este livro, há anos, na mon tra de um alfarrabista, já não sabemos se em Londres, se em Lisboa, e não registamos o título exacto. Fica a informação.
OBRAS: Respostas aos Detractores e Mofadores da Religião e dos Seus Ministros, P., 1872 (reed. in Lusitania Sacra, Lx., 1989); A Ciência Hodierna e o Dogma Cristão, P., 1875; O Naturalismo ou o Dogmatismo Aplicado à Ciência, P., 1875; A Lenda do Éden, P., 1875; A Ciência e a Religião (compilação dos ensaios precedentes, com pref. E notas de P Gomes), Porto, 1992.
BIBL.: A de Magalhães Basto, R. Woodliouse. Um Campeão do Catoliscimo, P., 1955; P. Gomes, pref. à ob. Cit.
Pinharanda Gomes


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt