O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

V


VILELA, Ismael José de Araújo

nasceu em 23 11 1873 em Abaças, concelho de Vila Real e faleceu em Barcos em 27 06 1938. Ordenou se padre no Seminário de Lamego, depois de estudar em Guimarães e em Braga. Celebrou a sua primeira missa no Santuário dos Remédios aos 20 anos. Depois de paroquiar diversas freguesias, foi professor no Seminário Maior de Lamego, substituindo o Abade Vasco Moreira, na leccionação da cadeira de História da Arte. Também ensinou Português, Latim e História. Foi Presidente da Câmara de Tabuaço durante o atribulado governo de Sidónio Pais, em 1918.
Colaborou em diversos jornais e revistas e em 1924 publicou A Colegiada dos Arcos, opúsculo monográfico de 42 páginas. Deixou três filhos que perfilhou, dois dos quais estão vivos, sendo um deles: Eurico António de Araújo Vilela que nos forneceu valiosa informação sobre outras figuras que constam nesta obra. Consta numa monografia que a Câmara de Tabuaço publicou em 1991 pela mão atenta do Tenente Coronel J. Gonçalves Monteiro. Foi incluído no vol. 36 da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, e também consta no nosso I volume.


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt