O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SOUSA, António Teixeira de

nasceu em Celeirós, no ano de 1857. Formou se em Medicina na Escola Médica do Porto, foi Ministro da Marinha e do Ultramar de 1900 a 1903. Como titular deste último cargo, procurou valorizar os territórios ultramarinos e fundou em Lisboa o Hospital Colonial, no qual se ministrava Medicina Tropical. Nos anos de 1903 1904 e em 1906 foi Ministro da Fazenda, tendo, então, introduzido reformas fiscais e solucionou a célebre Questão dos Tabacos. Foi responsável pela criação do Liceu de Chaves, em 1903. Foi chefe do Partido Regenerador em 16 06 1910. Chefiou o último governo da Monarquia. Há quem o acuse de ter contribuído para a queda do regime monárquico.
Deixou igualmente obra escrita. A Questão dos Tabacos, 1906; A Questão do Douro; Para a História da Revolução; A Força Pública na revolução; Responsabilidades Históricas. Foi, deste modo, político influente e considerado no Distrito de Vila Real. Tem uma rua com o seu nome, em Vila Real.
Ribeiro Dias


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt