O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SENHORINHA, Santa (924 982)

religiosa portuguesa, natural de Atei de Basto. Filha de Hufo Hufes Belfajal e de Teresa, irmão do Conde Gonçalo Soares. Ascendente, segundo tudo leva a crer, da nobre estirpe dos Sousas. Ficou órfã de mãe. Por ser pequena de corpo, o pai chamavaIhe Senhorinha. O seu nome era Domitília, mas sempre, em Portugal, foi conhecida por Santa Senhorinha. Educou a uma sua tia, Santa Godinha, que era abadessa no Mosteiro de S. João, de Vieira do Minho, da Ordem de S. Bento. Não quis casar, apesar de ter tido muitos pretendentes. Ingressou no mosteiro onde se encontrava a tia. No remanso do claustro, aprendeu a amar a Deus e a praticar, exuberantemente, a caridade. Quando a tia morreu, foi Senhorinha quem a substituiu no abadessado. Entretanto, o mosteiro passou para Cabeceiras de Basto. Diz se que S. Rosendo era seu parente e que a visitava algumas vezes. Foram lhe atribuídos numerosos milagres: milagres praticados quando viveu. e milagres verificados após a sua morte. junto do seu túmulo, no Mosteiro de Cabeceiras de Basto, onde há uma igreja sob a sua invocação. Cognominada pela Sé de Basto. Por ocasião das festas em sua honra 03 081979 foi inaugurada, entre outros melhoramentos, a chamada fonte Santa, uma fonte que no dizer do povo fazia curas milagrosas. Há no Porto uma rua, com o seu nome.
Bibl.: José Augusto Carneiro, A Memória Genealógica e Biogrfifi'ca sobre Marinhos Falcões. É muito venerada pelo povo, embora as fontes históricas, a ela referentes. não mereçam grande confiança. Festejada, pela Igreja, em 22 de Abril.
A. Lopes de Oliveira In Dicionário de Mulheres Célebres


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt