O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SÁ, Artur Basilio de

nasceu em Freixo de Espada à Cinta, em 12 de Setembro de 1912. Logo a seguir à 4.a classe, partiu para Macau, graças ao entusiasmo do P.e Manuel Cardoso. Também ele entrou no Seminário de Macau, ordenandose sacerdote em 15 03 1936. Após um ano como professor nesse mesmo seminário seguiu para Timor, onde foi missionário e professor em Dili. Foi director da Escola de Artes e Ofícios e foi também Secretário das Missões. Por causa da II Guerra Mundial teve de refuáiar se na Austrália. até 1943. Em 1944 veio a Portugal e foi nomeado Procurador das Missões de Macau e Timor em Portugal. Em 1953 ingressou como estagiário no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Ultramarinas, leccionando linguística, Língua Teto (de Timor) e Língua Ronga (do Sul de Moçambique) no Departamento de Línguas Orientais.
Mais tarde viria a publicar o 1.° volume (1961) de Literatura Oral Tinzorense (em Teto). Três anos depois (1964) faleceu. Colaborou como investigador na Documentação para a História do Padroado Português ria índia, (12 volumes). Escreveu: índia, Macau e Timor (Palestras), "Timor Monografia Geográfica Física e Humana"; Notas sobre Linguística Timorense; Jorge Alves (1956). Colaborou no Boletim de Macau, Boletim de Timor, Boletim de Agência Geral do Ultramar. Em 1988 veio a público o 6.° volume da Documentação para a História das Missões do Padroado Português. Os cinco primeiros volumes tinham sido publicados em vida do autor (entre 1954 e 1958). Faleceu em Lisboa, em 25 11 1964.




In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt