O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

R


RODRIGUES, Rogério Augusto

nasceu em 17 02 1947 em Peredo dos Castelhanos, concelho de Torre de Moncorvo. Frequentou o curso de Filologia Românica da Universidade de Lisboa. Foi professor do ensino secundário. Mais tarde deixou o ensino e optou pelo jornalismo. Jornalista desde 1974: Diário de Lisboa, O Jornal, O Público (Grande Repórter), a Sábado (Grande Repórter), Lusa (Gabinete de Ideias), A Visão. Director e fundador do Semanário GrandAmadora (1994). Colaborações: Jornal de Educação, Jornal de Letras e Artes, Jornal do Fundão, O Ribatejo, O Jogo, o Expresso, entre outros. Colaborador da revista "Península" de Barcelona. Ganhou o prémio dos Críticos Internacionais de Cinema do Festival da Figueira da Foz, em 1977, com o argumento do filme "Gente do Norte", documentário e memória de Moncorvo.
É co autor das séries televisivas "Portugal de Faca e Garfo", Escritores na Província", "Artes e Ofícios" e "O Homem e a Cidade". Consultor do programa diário da RTP2, "Portugal mente". É responsável pelo texto e pela investigação das biografias de Salazar e Marcelo, e das biografias, também para RTP2, das biografias de Álvaro Cunhal, Mário Soares, Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Cavaco Silva. É o realizador e autor do texto do "Macau, 40 anos depois: As Ruínas da Memória", transmitido na rubrica "Enviado Especial" da RTP, no dia seis de Outubro de 1998. Em 1970 ganhou o prémio de Poesia António Botto com o original "Nome Nomeio". Em 1972 publicou "O Livro de Visitas" (poemas). Em 1981 publicou a novela "A Outra Face da Morte". Em 1984 ganhou o Prémio da Associação 25 de Abril, ""'O Poder Local, 10 anos depois", entregue pelo Presidente da República. Nos finais de 70 escreveu para a Editorial Veja a "História do Ensino em Portugal". Trabalha no programa "Loja do Cidadão". Prepara seis documentários para a RTP sobre Trás os Montes (desde a história e costumes, até à actualidade). No início da década de 80 fundou, com Fernando Dacosta e Francisco Vale, a editora "Relóáio de Água". É casado, pai de dois filhos.
António Pimenta de Castro


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt