O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

R


REIS, Rogério

nasceu em Lagos, em 29 10 1927. Jornalista e escritor. Em Dezembro de 2000 escreveu nos uma carta a informar que se encontra bastante doente e que já não pode escrever por falta de visão. Entretanto pede para corrigir ao texto que saiu no I volume o seguinte: "Era ouvido assiduamente por diversas autarquias de Trás os Montes e Alto Douro, quer por sua iniciativa jorna lística, quer no interesse regional de diversos problemas. De resto foi, por exemplo, relator do Grupo de Trabalho de Turismo da região Norte para o IV Plano de Fomento que vigoraria de 1975 a 1980. Como cooperou intensamente, desde 1965 na problemática que conseguiu a navegabilidade do Douro.
Em 1986 publicou o livro "Roteiro em seis idiomas, obra
que foi, posteriormente, reeditada por diversas vezes". Conviveu com figuras de relevo da vida social e política da época. Durante muitos anos foi das vozes mais temidas e respeitadas na imprensa regional e nacional. Nomeadamente no Primeiro de Janeiro e no Diário Popular. Mantinha colaboração regular na então Emissora Nacional. E tudo o que dizia na rádio ou escrevia nos jornais era tema de reflexão e, muitas vezes, pretexto imediato para decições políticas. Foi dos participantes mais empenhados no 1 Colóquio para o desenvolvimento do Distrito de Vila Real que realizou em Dezembro de 1970. Foi um grande entusiasta da navegabilidade do Rio Douro, escrevendo um livro sobre isso: O Colóquio e o Douro. Tem mais de dois mil artigos publicados em jornais e revistas sobre Trás os Montes e Alto Douro. Infelizmente, aqueles que mais dele precisaram foram aqueles que mais depressa o esqueceram. Vive em Vila Real quase ignorado.


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt