O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

R


RAPOSO, Domingos Abílio Gomes

nasceu em Malhadas, concelho de Miranda do Douro. Licenciou se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1980. Em 1973 tinha feito o 2.° ano de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos. Em 1998 completou a parte lectiva no curso de Mestrado em História das Populações (UM), preparando, entretanto, a tese sobre "Linguagem e Sociedade em Palaçoulo". Iniciou a actividade de docente na Escola Secundária Emídio Garcia, de Bragança, em 1979/80 e efectivou na Escola Preparatória de Miranda do Douro, em 1989/90. Desempenhou diversas tarefas profissionais nos vários estabelecimentos de ensino a que tem estado ligado. Frequentou inúmeras acções de formação, colóquios, seminários, congressos, no âmbito das suas actividades sócio profissionais, promovidas na região do norte. Foi professor de Língua Mirandesa na Escola EB 2 de Miranda, entre 1986 e 1999. Membro do Centro de Estudos Mirandeses da Universidade do Porto. Vogal da Comissão Executiva do Turismo do Nordeste Transmontano, vogal da Comissão Concelhia do Rendimento Mínimo Garantido, Vice Presidente da Direcção da Associação Filarmónia Mirandesa desde 1991. Membro da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás os Montes e Alto Douro. Formador do IEFP em cursos de Conservação do Património. Coordenador do projecto cultural integrado de Miranda do Douro, entre 1984 e 1998. Foi Presidente da AG da Associação dos Bombeiros Voluntários de Miranda. Autor de uma série de palestras e comunicações sobre a Língua Mirandesa, as quais estiveram na origem da oficialização desse linguarejar como língua publicamente reconhecida de interesse cultural, em 1998.
Autor de diversos trabalhos científicos, nomeadamente na sua qualidade de coordenador da publicação das Actas das Primeiras Jornadas de Língua e Cultura Mirandesa (1987) e Convenção Ortográfica Mirandesa (1999).
António Pimenta de Castro


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt