O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PEREIRA, Augusto da Silva

nasceu em Braga em 1863 e faleceu em 1905. Seguiu a carreira militar e, em 1888, foi transferido, como alferes, para o Regimento de Infantaria de Chaves, onde casou (1889). Aí nasceram os seus sete filhos. Já com o posto de Capitão "foi um apaixonado lírico dos tipos e das modas do seu tempo". O n.° 20 da revista Aquae Flaviae, referente a Dezembro de 1998, presta homenagem a três poetas: ESSEPÊ (pseudónimo de Augusto da Silva Pereira), António Joaquim Granjo (1881 1921) e Manuel Joaquim dos Reis Barroso (mais conhecido pelos pseudónimos de Vasco Reis e Reis Ventura, 1910 1988). Acerca de Augusto da Silva Pereira escreve "nunca publicou um livro. Foi porém um colaborador frequente dos jornais bracarenses e durante os seus anos em Chaves. uma presença assídua nos jornais da terra. Desdobrava se ainda em versos de ocasião e tornou se um colaborador indispensável, como poeta e intérprete, das muitas operetas de Ribeiro de Carvalho, que tanto sucesso mereceram no meio artístico da época".
Segundo a mesma fonte seu filho Mário Proença da Silva Pereira, publicou, em Lisboa, em 1970, o livro "Goivos, Lírios e Ais" que inseria parte da obra, até aí inédita do pai. E transcrevem vinte poemas, bem demonstrativos da qualidade poética de ESSEPÊ.


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt