O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PACHECO, Fernando Augusto

nasceu em Alfândega da Fé, em 2912 1953.~Estudou no liceu de Bragança e fez licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Especializou se em Neurologia e tem o grau de Consultor pelo Ministério da Saúde. É também especialista em Neurofisiologia pela Ordem dos Médicos. Co fundador e co proprietário da Clínica de Neurociências em Portimão e da Medilagos, em Lagos. Em todas exerce a sua actividade clínica. Participou no Congresso da Oposição Democrática de 1973. em Aveiro. Dirigente do Movimento Associativo Estudantil na década de 1970 1980. tendo pertencido nomeadamente: à direcção da Associação de Estudantes da FML (1972 a 1978); à Comissão de curso da FML em vários anos; ao Conselho Directivo da FML em 1976; à Assembleia de Representantes da FML entre 1977 e 1978; à Comissão Nacional de Médicos Policlínicos de 1980/81. Actualmente é membro da Associação de Intervenção Democrática.
É autor de: Maria Milagre (poemas), 1972; Canção Obreira (poemas), 1975; Cartas da Ilha do Sul (textos poéticos, in revista do ACPM, Março de 1988); Poemas, colectânea de poemas de Autores Médicos, 1989; Fantasia, textos poéticos, 1996. Vive e trabalha em Portimão, sendo casado com Maria do Rosário Trindade Coelho, de quem tem três filhos: Fernão, Gil e Muna.
PAÇÓ de Rio Frio nesta pequena localidade fronteiriça do concelho de Bragança nasceram cinco personalidades eclesiásticas ilustres no Século XVIII, a saber: O Cón. Manuel Gonçalves de Miranda, nascido em Rio Paçó no ano de 1700, era irmão do Dr. Manuel de Miranda, este nascido em Rio Frio, e da Irmã religiosa superiora do Convento de S. Bento de Bragança, Catarina de S. Bernardo, também natural de Paçó, onde nasceu a 27 02 1703. Foram seus pais Domingos Miranda e D.a Isabel Gonçalves, ambos de Paçó. Inocêncio António Miranda, Abade de Medrões e da Vila de Outeiro/Paradinha e depois de Grijó de Vale Benfeito, nascido em 1761 na aldeia de Paçó, teve como pais D.a Teresa Gonçalves de Miranda e Manuel Gonçalves. ambos naturais de Paçó. O P Inácio de Miranda, que fora pároco da Sé de Bragança, era igualmente de Paçó, onde nascera em 6 de Dezembro de 1791, era primo do Abade de Medrões, P Inocêncio António de Miranda, e do Cón. Manuel Gonçalves de Miranda e da Irmã Catarina de S. Bernardo. O P Inocêncio António Rodrigues de Miranda nasceu em 04 12 1795 em Paçó de Outeiro e era sobrinho o P. Inocêncio António Miranda e foi prior da Colegiada de Santa Maria de Bragança entre 02 06 1834 e 06 12 1864. Escreveu vários trabalhos que o Abade de Baçal menciona no Tomo VII das suas Memórias. O P. Inocêncio António de Miranda chegou a ensinar Gramática Latina na vila de Algoso. O seu nome sobressai, desde que começou a ser conhecido pelo Abade de Medrões, quando já residia em Lisboa como perceptor do Marquês da Fronteira. Foi deputado às cortes, em 1822. Foi um polémico defensor de questões tradicionalistas. Era jornalista, escritor e poeta, deixando obras de grande valor, sendo de sublinar o seu livro "O Cidadão Lusitano", que teve duas edições. O P. Inocêncio António Miranda foi um talento e um vulto que marcou a sua época.
In Mensageiro de Bragança


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt