O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MESQUITA, Armindo Teixeira

Nasceu, a 30 de Março de 1957, em Vreia de Borres, Vila Pouca de Aguiar. Fez os estudos liceais no Liceu Nacional de Vila Real; 13 cadeiras anuais da liceuce em Éttedes Françaises pour l'Ensignement à L'Etranger da Universidade Sorbonne Nouvelle Paris III (1979-1982); Diplôme d'Éntdes Françaises do Icastitctt de Littératttre Française da Universidade Paris Sorbonne Paris IV (1981); Diplôme Supérieur d'Étctdes Françaises Modernes da Alliance Française de Paris (1979); Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1987); Curso de doutoramento de 3.° ciclo, da Universidade de Salamanca, no programa de Relaciones linguísticas y literarias de los países de lenguas alenaana, italiana y portuguesa com Espana (1991-1993); Reconocimiento de sufrcietccia investigadora (1995); Doutoramento em Filologia, pela Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca (Espanha), com a tese Simbolismo e Espiritualidade na Poesia de Teixeira de Paseoaes (1996). É Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), onde lecciona as disciplinas Literatura Infanto Juvenil (da licenciatura em Professores do 1.° ciclo do Ensino Básico), Literatura Infarcto Juvenil I e Literatura Infanto Juvenil 2 (da licenciatura em Educação de Infância). Na UTAD desempenha o cargo de Orientador Pedagógico. Foi professor dos ensinos preparatório e secundário.
É autor de vários trabalhos literários, entre os quais: Representações da História Municipal na Crónica d'el rei D. João I (1985); Uma Família Inglesa de Júlio Dinis (1991); O Romance da Rosa de Guillaume de Lorris (1992); A Paisagem Natal no Sempre de Pascoaes (1998); Duas figuras ímpares da mística universal: Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz (1998); A Fábula (1998); Para uma leitura do conto O ganso de ouro (1999); La Fontaine e a Arte de Fabular (1999); O verdadeiro intérprete de sonhos do imaginário popular transmontano e alto duriense (1999 co-autor). Tem participado em colóquios, conferências, seminários e encontros.


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt