O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

G


GUEDES DE SOUSA, Miguel

Nasceu em Ferreiros de Lomba, concelho de Vinhais no dia 10 de Agosto de 1945. Fez a 4.a classe com 9 anos e até aos 16 trabalhou num estabelecimento. Com o falecimento de sua mãe e, com apenas cinco meses de idade, foi viver para Rebordelo com uma tia materna que o criou. Contra a vontade dos tios, levado pelo espírito de aventura, partiu para a região de Lisboa onde se manteve durante um ano, tendo regressado a Rebordelo. Pouco tempo depois. foi estudar para Chaves como trabalhador estudante e como aluno externo; num só ano. fez o 1° e 2° anos. Tendo nos dois anos seguintes, concluindo a secção de letras e a de ciências. Na ânsia de ir mais além, vai para o Porto com o objectivo de se licenciar em económicas e financeiras. Começa por fazer as preparatórias ao Instituto Comercial para aí concluir o 2.° ano que lhe daria equivalência para iniciar esse curso. Não pode concretizar esse desejo porque, no entretanto, é chamado para cumprir o serviço militar obrigatório. Com um ano e cinco dias de tropa foi mobilizado para a guerra colonial em Moçambique. Para se furtar a essa indesejável missão, desertou clandestinamente para Paris. Nesta cidade, vivia se ainda o rescaldo da revolução de Maio de 68. Tendo se inscrito e depois de fazer os exames ad hoc, entrou na Universidade parisiense e aí, concluiu em 1972 a Licenciatura em psicopedagogia e fez uma 2ª licenciatura em Literatura Francesa. É titular dos Altos Estudos da Sorbonne. Em Portugal, licenciou se em Filosofia Românica na Universidade Clássica de Lisboa. Participou em várias acções e simpósios no âmbito da Psiquiatria e da Toxicomania. É sócio da Federação Europeia das Comunidades Terapêuticas e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. O seu caris filantropo, leva o a colaborarem várias instituições de solidariedade social. Em 1989 criou a Fundação Dr. Guedes de Sousa, instituição de solidariedade social, tendo como objectivo promover e apoiar o auxilio a crianças abandonadas com vista ao seu desenvolvimento integral, ficando presidente vitalício da mesma. Na localidade, onde actualmente reside, criou uma lavandaria de apoio à terceira idade, com recolha e entrega domiciliária das roupas aos utentes. Para além de ter leccionado em vários estabelecimentos do ensino secundário, foi professor na Universidade do Minho e na Universidade Clássica de Lisboa. Colaborou em várias publicações portuguesas e estrangeiras entre elas nos jornais flavienses a Voz de Chaves e Noticias de Chaves, sendo actualmente director do Jornal Notícias de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Publicará em breve o seu primeiro livro intitulado "Rebordelo Contos e Lendas". Foi Director Cultural da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa em 1997 e 1998. Actualmente é presidente da mesma prestimosa Casa. A ele se deve em grande parte o relançamento do III Congresso Transmontano.


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt