O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

F


FERREIRA, José Dias

Professor, advogado e político portugués (n. Aldeia Nova, Pombeiro da Beira. 30-11-1837 m. Vidago, 8-09-1909). Ministro da Fazenda e do Reino (interinamente da Justiça) e chefe do Governo em que Oliveira Martins ocupou, por breve tempo. a pasta da Fazenda. Professor da Faculdade de Direito de Coimbra, Dias Ferreira regeu aí a cadeira de Direito Natural. mas a sua fortuna no mundo jurídico deve se principalmente à sua obra, de consulta então imprescindível, de comentário ao Código Civ il de 1867. Como jusfilósofo, está ligado à corrente krausista (Krausismo em Portugal). em que se filia também o seu antecessor e mestre Ferrer Neto Paiva. de quem, no entanto, diverge. Para D. F.. o Direito e a Moral têm a mesma origem e dirigem se ao mesmo fim. Mas, enquanto para Ferrer Neto Paiva o Direito é um "complexo de condições externas", para D.E ele é um "sistema de princípios". A função do Direito é garantir o "mínimo ético" indispensável à manutenção da ordem social, através da coação e da sanção externa, enquanto a Moral comina uma sanção interna, porque, para lá dos resultados, atende à intenção com que os actos são praticados. D.E busca o fundamento do Direito na natureza dual (física e psíquica) do homem e no seu fim.
OBRAS: Noções Fiardamentais de Filosofia do Direito, Coimbra. 1864.
BIBL.: Cabral de Moncada, Subsídios para uma História da Filosofia do Direito em Portugal (1772-1911), Coimbra, 1938; id., Estudos Filosóficos e Históricos, vol. I, Coimbra, pp. 304 e ss.; A. Braz Teixeira, Filosofia do Direito e do Estado (lições policopiadas), Lisboa, 1982, pp. 203 212; id., Filosofia do Direito (lições policopiadas), Lisboa, 1985, pp. 71 72.
Miguel Reale, in Logos, Enciclopédia Luso Brasileira de Filosofia, 2.° volume


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt