O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

F


FERREIRA, Amadeu José

Nasceu em Fornos, concelho de Freixo de Espada à Cinta, em 23-04-1925. Fez os estudos liceais no Colégio Militar e Universitário da Faculdade de Ciências de Lisboa. Concluiu o curso de Aeronáutica na Escola do Exército e o Curso do Estado Maior no Instituto de Altos Estudos Militares. Serviu como oficial piloto aviador em várias unidades militares da Força Aérea, tendo sido Comandante de Esquadrilha na Base Aérea da Ota, e Comandante da Base Aérea n.° 1, em Sintra. Fez o curso de navegação aérea e realizou várias horas de voo como navegador. Foi director e professor do que é hoje o Instituto de Altos Estudos da Força Aérea e também foi professor de Altos Estudos Militares no respectivo Instituto. No Estado Maior foi chefe de Repartição de organização e operações e teve papel de relevo na organização da Força Aérea de 1952. Foi Chefe de Gabinete do Comando Chefe de Angola e Secretário Geral da Comissão Portuguesa de História Militar.
Publicou, em livros, revistas e jornais, vasta obra literária de ficção e técnica militar, distinguindo-se: Um Dia de 12 bocas, romance (que teve o prémio de novelística Fernão Mendes Pinto); Catana, Canhangulo e Arma Fina (contos); As Árvores Reverentes do Congo (romance); O Tenente Manuel Gouveia pioneiro da aviação; A Descolonização que deviarrzos ter feito; A conquista espacial e a evolução dos conceitos político militares; Angola, um caso particular de subversão; Reflexões sobre a luta de Angola (Prémio Angola da Revista Militar); Subsídios para um Dispositivo Aéreo e Moçambique (Prémio Moçambique da Revista Militar): Rumo actual dos conceitos militares: A logística e a manobra dos Serviços "Quem vê o seu povo" (1999). Foi o primeiro piloto aviador, civil e militar, do concelho de Freixo de Espada à Cinta. Tem a medalha de Prata de serviços distintos, com palma. Aposentou-se como Coronel Piloto Aviador.


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt