O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

C


CORDEIRO, António Francisco Menezes

Jurista, natural de Bragança (c. 1880 - c.1970). Estudante de Teologia em Coimbra (1901), era no meio laicista coimbrão, uma figura de católico militante, movendo se no círculo académico em que os principais orientadores eram o professor Francisco de Sousa Gomes e D. Ludovina Pereira Neves, directora do Colégio de Santa Teresa, em cujas casas os estudantes católicos achavam acolhimento e apoio. Com Alberto Diniz da Fonseca, José Ribeiro Cardoso. José de Almeida Correia e outros, foi co fundador da C.A.D.C. (Centro Académico de Democracia Cristã) de que veio a ser eleito 1.° presidente. O C.A.D.C. teve uma importância histórica na animação do movimento católico português na 1.ª metade do século XX, e Cordeiro foi das suas principais figuras, embora, depois, tendose fixado em Bragança, quase tivesse desaparecido da vida pública.
BIBL.: Alberto Diniz da Fonseca, A Pré História do CADC. Guarda, 1951; P. Gomes, O Servo de Jesus Alberto Diniz da Fonseca. Guarda, 1988.
Pinharanda Gomes


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt