O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

C


CANEDO, Américo José

Nasceu em Montalegre em 09-03-1922. Aí fez a instrução primária, seguindo-se o liceu em Chaves, onde foi um brilhante aluno. Teve aí, como professor o Dr. Domingos Barroso, da da Vila da Ponte, um dos mais célebres oradores sagrados de Trás-os-Montes e Alto Douro. Preteriu este sacerdote Barrosão a ascenção ao cardinalício a troco do apostolado e exercício da docência na sua região. Fatalismo que mais tarde viria a repercutir se na vida do jovem Américo José Canedo quando após conclusão do curso de Medicina que iniciou no Porto e concluiu com elevada valorização na Faculdade de Lisboa preteriu igualmente o convite do Prof. Dr. Pulido Valente para com ele trabalhar nos hospitais civis de Lisboa por troca com a docência e exercício da Medicina em terras de Barroso que calcorreou a pé ou a cavalo e que fizeram dele um bom e notável exemplo de João Semana. Em tudo quanto fazia punha um elevado profissionalismo e sentido de rigor. Sem condições ou recursos fez cirurgia à luz da vela, assistiu parturientes em situações de grande dificuldade. Só a sua elevada intuição clínica e subtiliza de dedos fez com que a cada dia que passava operasse verdadeiros milagres. Estava já quase em fim de carreira quando entra para o quadro da casa do povo de Montalegre e exerce o cargo de Delegado de Saúde. Dotado de profundo humanismo e sensibilidade artística conseguiu arranjar tempo para se dedicar à pintura, ao desenho e à escrita onde através dos contos que nunca publicou e a que só alguns amigos de eleição têm acesso, se sente ter passado ao lado de uma fulgurante carreira literária.
Com sua esposa Dr.a Margarida Pias Canedo fundou na vila Barrosã o Colégio de Montalegre por onde passaram a generalidade dos estudantes dos Concelhos de Montalegre e Boticas. Homem disciplinador e dotado de grande inteligência fez do seu colégio uma instituição pestigiada ganhando fama a excelente preparação de todos quantos ali estudaram e conquistando Dr. Américo Canedo o justo epíteto de brilhante professor de matemática. Exerceu também Medicina no Hospital da Santa Casa da Misericórida de Chaves.
Orlando Alves


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt