O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

C


CAMPOS, José Damasceno

Nasceu em 16.12.1927, em Frechas, concelho de Mirandela, filho de José Augusto Campos (proprietário rural e natural de Castelo Melhor Vila Nova de Fozcoa) e de Maria da Natividade Trigo de Campos (doméstica natural de Mirandela). Fez a instrução primária em Frechas e o curso liceal no Colégio de N.ª S.ª do Amparo em Mirandela e em Bragança. Licenciou-se em Ciências Histórico Filosóficas e em Direito na Universidade de Coimbra. Aqui fez ainda os cursos de Ciências pedagógicas e jurídicas. Casou com Maria Josefina Vieira Lopes (natural de Mirandela e doméstica), tendo nascido dois filhos: José Carlos (médico urologista) e Isabel Damasceno (economista e Presidente da Câmara Municipal de Leiria). Foi professor do ensino secundário, director do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo e do Hospital Prisional de S. João de Deus, conservador dos registos Civis de Carrazeda de Ansiães e Valpaços, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Provedor da Casa Pia de Lisboa e Subdirector Geral dos Serviços Prisionais. Desempenhou ainda os seguintes cargos públicos: Procurador à Câmara Corporativa, Governador Civil de Bragança e de Leiria e Presidente da Assembleia Municipal de Leiria.
Escreveu diversos artigos e duas obras: "A Acção Governativa do Conde Castelo Melhor" e "A Sanção no Pensamento Grego". Foi agraciado com a comenda da Ordem Militar de Cristo.
Jorge Lage


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt