O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

B


BRANCO, Ilda Amália Fernandes

nasceu em Maçores, concelho de Moncorvo, em 3/7/1939. Completou o curso do Magistério Primário, o curso de Animadora de Ginástica Desportiva e em 1984 licenciou se (na ULP), concluindo em 1996 o Mestrado em História IberoAmericana (UPIH).
Escreveu Senhora da Hora Subsídio para Sua Monografia, obra publicada em 1996 pela Câmara Municipal de Matosinhos e Junta de Freguesia da Senhora da Hora. No mesmo ano defendeu Tese de Mestrado com o Trabalho de Dissertação Aspectos Económico Sociais de Torre de Moncorvo nos Finais do Século XIX. Executou entre outros, os trabalhos de maior destaque: Usos e Costumes da Minha Terra, índios do Brasil e para Seminário de Licenciatura Doações ao Mosteiro de S. Bento de Santo Tirso. Para Mestrado além de outros, elaborou Escravatura no Brasil, Emigração para o Brasil (1850/1930). Em 1994, a pedido do Senhor Bispo da Diocese de Bragança, D. António Rafael, efectuou uma Sinopse Monográfica de Maçores Moncorvo. Colaborou no Jornal de Matosinhos com Romarias de Bouças e outros motes. Efectuou várias conferências sobre as Origens da Vila da Senhora a Hora e outras temáticas a ela ligadas, participou em Conferência de Imprensa Como Reanimar a Romaria da Senhora da Hora. Escreveu para a Associação de Pais e Escolas da mesma freguesia Festa ou Romaria da Senhora da Hora, participou na Revista da Romaria da Senhora da Hora de 1997, assim como na Mensagem Natalícia de 1997, para divulgação aos diversos graus de ensino das escolas da freguesia e sua população em geral. Participou em Noites de Poesia com o tema Liberdade e em festa de homenagem a um docente na Junta de Freguesia com a poesia Criança e Professor posteriormente outras para comemorar e em homenagem ao Aniversário da Associação de Pais e Senhora da Hora. Participou em diversos seminários, cursos deformação e debate com Hélder Pacheco sobre As Romarias em Portugal na Sede da Associação de Pais da Senhora da Hora. Em 1998 concluiu a obra Torre de Moncorvo Contributo para a sua Monografia, a editar pela Câmara Municipal de Moncorvo, fez conferências em escolas sobre O Valor da Leitura. No mesmo ano escreveu Passado Presente e Faturo da Romaria da Senhora da Hora na Revista da Romaria da Senhora da Hora. Completou o trabalho Frechas Mirandela Contribuição para a sua Monografia, a ser editado num futuro próximo, a pesquisar e escrever no presente sobre os 80 anos de Erecção da Paróquia da Senhora da Hora, a pedido do Reverendo Pároco da mesma. Leccionou na Escola Industrial de Pombal, Escola Masculina de Sobrado Valongo, Escola Masculina de S. Pedro de Avioso Maia, Escola Mista de Areias Carrazeda de Ansiães, Escola C+S de S. Martinho de Campo Santo Tirso e Escola N.° 2 da Senhora da Hora.


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt