O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

A


AZEVEDO, Sebastião Feyo Gomes de

nasceu em Vila Real, na então denominada Rua da Portela, em 04/09/1886. Descendia dos Figueiredos da Casa do Caminho de Baixo, na qual actualmente se encontra o Museu de Vila Real. Licenciado em Medicina pela Escola Médico Cirúrgica do Porto, com a média final de 16 valores, apresentou a dissertação inaugural do curso sob o título "O Arsenobensol". A qualidade deste trabalho granjeou lhe aplausos diversos, nomeadamente do Doutor D. Tomaz de Mello Breyner, Conde de Mafra e lente da Faculdade de Medicina, da Universidade Lisboa, que fez questão de o cumprimentar pessoalmente. Espírito original e de grande vivacidade, foi um literato frequentador da tertúlia do Tavares Martins, livreiro e editor na Rua dos Clérigos, onde, entre outros, pontificavam os vultos de Jaime e Armando Cortezão e de Leonardo Coimbra. Além disso, foi um melómano apaixonado. Exerceu clínica na Foz do Douro, onde viveu depois do seu casamento, sendo "médico de família" de várias gerações, repartindo essa actividade com a administração da sua casa quinta de Guiães.
Gozando de excelente forma física, o Dr. Sebastião Feyo prolongou a sua actividade clínica até final da vida, aos 96 anos. E, 1976. com 89 anos, foi lhe prestada homenagem pelos seus amigos e clientes. Homenagem que mereceu referência de um jornal do Porto. considerando o "por certo o médio mais idoso do Norte de Portugal no exercício da clínica". Faleceu na sua casa de Guiães, em 15 de Setembro de 1986.
Armando Pessanha Moreira


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt