O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

A


AFONSO, Alberto António Moreira Caldas

nasceu em Montalegre, em 31/12/1955. Fez os estudos do ensino primário em Felgueiras, os Liceais em Guimarães e os Universitários no Porto. Licenciou-se em Medicina Cirúrgica em 1977. Em Janeiro de 1980 iniciou a actividade hospitalar, no S. João do Porto. Em Julho seguinte concluiu o curso de Climatologia e Hidrologia na Universidade do Porto. Em 1984 estagia na Clínica Infantil La Paz Serviço de Nefrologia Pediátrica em Madrid. Em 1985 inicia estágio de longa duração no Serviço de Nefrologia Pediátrica no Hospital Neckar - Enfants Malades em Paris. Em 1987 após apresentação de um trabalho científico (Memoire) obtém o título de Assistente Estrangeiro da Facul dade de Medicina de Paris. Em Março é aceite como Member of the International Pediatric Nefrology Association. Em Ja neiro de 1988 é classificado em primeiro lugar no concurso público para Assistente Estagiário de Clínica Pediátrica e Pediatria Social da Faculdade de Medicina do Porto. Em Janeiro de 1989 é classificado em primeiro lugar no concurso público e exame de saída do Internato Complementar com classificação de 19 valores. Em Julho obtém o grau de Especialista de Pediatria após Concurso Nacional pela Ordem dos Médicos com a classificação de Aprovado por Unanimidade e Distinção. Em Abril de 1990 presta provas públicas de Aptidão Pedagógica com a classificação de Muito Bom.
Em Maio de 1991 é aceite como Active Membership of the European Dialysis and Transplant Association and European Renal Association e em Junho é aceite como Membro da Intemational Society for Renal Nutrition and Metabolismo. Em 22 de Dezembro de 1994 presta provas de Doutoramento em Medicina na Universidade do Porto, na especialidade de Pediatria, com a dissertação subordinada ao tema "Acidose Metabólica Crónica de Causa Renal e Crescimento", com a classificação: "Aprovação, qualificada com Distinção e Louvor", por unanimidade. Em Dezembro de 1994 é contratado como Professor Auxiliar da Disciplina de Clínica Pediátrica e Pediatria Social da Faculdade de Medicina do Porto e em 1999 passa a professor efectivo. A sua actividade científica é vasta, com participações em conferências, palestras, comunicações, reuniões nacionais (colóquios, jornadas de formação, congressos, encontros, etc.), comunicações em reuniões internacionais (Madrid, Saragoça, Paris, Suiça, Hungria, Santiago de Compostela, Lille, Marselha, Toronto, Salamanca, Roma, Grenoble, Baltimor, Jerusalém, Boston, Maputo, Oviedo, Heidelberg (Germany), Cairo, Camarino (Itália), Havana, Estolcolmo, Atenas, Londres, Prague. Publicou trabalhos em revistas nacionais e internacionais, trabalhos originais em obras de divulgação e tem vários trabalhos em curso.
É membro de várias sociedades científicas nacionais: Sociedade Portuguesa de Pediatria e das Secções: Pediatria Social; Educação Pediátrica; Nefrologia Pediátrica.
Internacionais: European Society for Pediatric Nephrology; International Pediatric Nephrology Association; European Dialysis and Transplant Association and European Renal Association; Intemational Society for Renal Nutrition and Metabolisme.


In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt