O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

V


VEIGA, Augusto Manuel Alves da

nasceu em Mirandela. em 1850. Faleceu em 192 1. Era filho de abastados lavradores naturais de Izeda. concelho de Bragança. Formou se em direito pela Universidade de Coimbra I 187 1). Foi um acérrimo republicano e chegou a fundar e a dirigir o semanário: República Portuguesa. Nesse jornal colaboraram ilustres figuras da época, como: Magalhães Lima, Alves Morais, Lopes de Melo, Álvaro de Mendonça, Almeida Ribeiro, Manuel de Arriaga, Silva Pinto e Álvaro Coutinho. Ainda era estudante quando fundou e dirigiu o jornal: O Liceu. Mais tarde fundou a Discussão que durou pouco tempo. Entre 1875 e 1876 residiu no Porto, sendo nessa altura um dos redactores do jornal Actualidades. Em 1890 foi companheiro de Magalhães Lima, numa viagem ao estrangeiro. E na revolta de 31 de Janeiro de 1891, leu das janelas da Câmara, a proclamação do novo governo do povo. Como a revolução não vingou ele emigrou para Paris, onde exerceu a advocacia.
Escreveu: Discurso pronunciado na assembleia geral do Centro Eleitoral Republicano Democrático do Porto, em noite de 20 de Outubro de 1877. Política Nova Ideias para a reorganização da sociedade portuguesa, 1911. As verdades de Sangue. Foi ministro em Bruxelas, nomeado pela República, logo a seguir ao 5.10.1910.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt