O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

V


VASCONCELOS, Fernando de Almeida Loureiro e

nasceu em Chaves, em 26.3.1874 e morreu em Lisboa, em 1.11.1944. Estudou no Colégio Militar e fez os preparatórios na Escola Politécnica. Foi um brioso oficial do exército, professor catedrático, deputado e publicista. Em 1926 foi promovido a coronel, passando à reserva em 26.3.1936. Foi docente das cadeiras de matemática, na Escola Politécnica que mais tarde se transformou em Faculdade de Ciências. Mais tarde ingressou no Instituto Superior de Agronomia, como professor catedrático. Foi também Engenheiro inspector de Obras Públicas e Consultor do Ministério da Agricultura. Foi ainda director da Fiscalização dos produtos agrícolas e vogal do conselho Superior de Obras Públicas. Participou em diversos congressos em Portugal e no estrangeiro, em representação oficial. Foi o 1.° Presidente da Secção de Lisboa do Grupo Português de História das Ciências: presidente da Comissão Executiva do 3.° Congresso Internacional de História das Ciências. Foi o fundador da Liga Económica Nacional (1915). Fez várias viagens ao estrangeiro, foi deputado em 1905. 1908 e 1910 e foi ainda o secretário do gabinete do ministro da Guerra, general Francisco Maria da Cunha.
Publicou vários livros. entre os quais: Análise espectral (1892): Organiwção administrativa e analfabetismo 11910): A literatura matemática na Primeira Escola de Alexandria (Rio de Janeiro, 1925 ): A Escola Ariana de Matemáticas na Índia. A Tábua de Senos e a Álgebra dos índios (Rio de Janeiro, 1925); A História de Matemáticas na Antiguidade (Lisboa. 1925). Colaborou em vários jornais: Correio da Noite, Correio da Tarde, Época, Luta. Diário de Notícias.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt