O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

V


VALOURA, Francisco

nasceu em Vilela do Tâmega, concelho de Chaves. Seguiu a carreira da Polícia de Segurança Pública e foi apanhado nessas funções, como comissário, quando se deu a guerra do Ultramar. Era ele o comandante da PSP, na cidade de Bissau. Aí viveu, por muitos anos, aí teve a família, aí lhe nasceu o filho José Luís Valoura que viria a falecer ao serviço da Pátria, como Cabo Especialista da Força Aérea, em Pirada, em 11.5.1972.
Enquanto cumpria as suas funções profissionais ía escrevendo, ora nos jornais da sua terra (Chaves) ora em livros. Com os vários opúsculos que foi escrevendo, publicou em 1973, Paraíso Verde, um punhado de contos, quase todos eles relacionando se com o clima que se vivia na Guiné o seu Paraíso Verde. A maior parte desses contos saiu primeiramente no Boletim Cultural da Guiné Portuguesa. Nestas mais de 200 páginas passa e perpassa uma vivência guineense que foi comum ao autor e muitos milhares de portugueses que por ali passaram, em missão de paz. De resto éesse o espírito que sobressai da leitura desta novelas da Guiné Paraíso Verde. Já depois da descolonização regressou com a família a Vilela do Tâmega, perto de Chaves. Aí escreveu muitas crónicas do tempo que passa, para o Notícias de Chaves. Até que a morte o veio surpreender, vinte anos depois da revolução de Abril que o matou mais cedo.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt