O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

T


TEIXEIRA, Raúl Manuel

nasceu em Bragança, em 13.8.1884. Formou se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1907. Começou por ser professor do liceu de Bragança. Depois seguiu a magistratura e foi sucessivamente delegado do procurador da República em Santa Maria, Miranda do Douro, Vinhais, S. Tiago de Cacém e Ponte de Lima. Em 1924 foi promovido a juíz e serviu em Carrazeda de Ansiães, passando depois ao quadro da inactividade pela sua nomeação de secretário geral efectivo do governo civil do distrito de Bragança. Foi director da Biblioteca Erudita daquela cidade e também foi director do Museu Regional por portaria de 25.11.1927.
Escreveu vários livros, entre os quais: O Judas... em Bragança (1900). No I Centenário da Guerra Peninsular; A Lola Currita; D. Aleixo; Adeus que à vida diz António Plácido; Palavras proferidas por Artur Aguedo de Oliveira e Raúl Teixeira. Bragança nas suas relações com a arte de Talma. Fundou e dirigiu o Jornal de Bragança e colaborou em: Nordeste (que fundou no Rio Lima), Ilustração Portuguesa (em verso) e Primeiro de Janeiro.



In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt