O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

T


TAVARES, José Augusto

nasceu na freguesia de Lousa, concelho de Moncorvo, em 4 de Abril de 1868. Fez os estudos preparatórios e teológicos no Seminário de Bragança, onde recebeu a Ordem de Presbítero no ano de 1894. Foi pároco de Maçores, Ligares, Larinho e Carviçais, onde morreu, totalmente cego, em 10 de Abril de 1935. Foi sócio da Associação de Arqueólogos Portugueses e da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Escreveu, entre outros, os seguintes livros: Etnografia Transmontana agricultura do concelho de Moncorvo, Porto, 1908; Crepúsculos, Penumbra, O noivado do sepúlcro, Devaneio poético popular (estes quatro, todos manuscritos em verso). Em prosa também deixou alguns manuscritos: Superstições populares transmontanas e Monografias de Carviçais, de Ligares, de N.a Sr.a da Teixeira, de Moncorvo e de Santo Ildefonso (Souto da Velha e Felgar). Colaborou na Revista Lusitânia, Gazeta de Bragança, O Nordeste, O Moncorvense, o Brigantino, o Mirandelense, Correio Nacional, o Arqueólogo Português, etc.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt