O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SOUSA, António Teixeira de

nasceu em Alijó, em 5.5.1857 e formou se em Medicina pela Escola Médica do Porto. Politicamente optou pelo Partido Regenerador, numa altura em que outro grande partido político pontificava: o Progressista. O partido regenerador foi fundado em 1900 sob a Presidência do Conselheiro Ernesto Rodolfo Hintze Ribeiro que chefiava o Ministério Regenerador. António Teixeira de Sousa, era, nessa altura, o Ministro da Marinha e do Ultramar. Este quis valorizar o Partido Regenerador de Chaves, pelo que tudo fez junto do seu colega Hintze Ribeiro para criar o liceu daquela vila transmontana, onde o partido progressista era mais forte. Hintze Ribeiro não queria fazer lhe a vontade porque colocava a justiça acima da partidarite. Em 4.5.1903 o então Presidente da Câmara de Chaves, Dr. Miguel Máximo aprovou a proposta para a criação de uma Escola Secundária Municipal, enviando a ao Ministério do Reino. Inutilmente. Sucedeu que Hintze Ribeiro esteve ausente, na Suiça, por algumas semanas. E Teixeira de Sousa, valeu se dessa ausência para convencer o General Luís Pimentel Pinto (natural de Chaves) que substituía aquele, para assinar o despacho do decreto, já preparado, criando, dessa forma, a Escola Secundária de Chaves, privilégio que nessa altura, exceptuando as capitais de distrito, somente Guimarães, Amarante, Lamego e Setúbal tinham. Para assinalar esse serviço a Chaves, foi lhe atribuído o nome numa rua da cidade. Em Carbonária O Exército Secreto da República, de José Brandão, Ed. Alfa, 1990, pp. 127 escreve se que Ant. Teixeira de Sousa nasceu em Sabrosa e aí morreu, em 5.6.1917. Seja em Alijó seja em Sabrosa, étransmontano.
OBRAS: Várias propostas e relatórios: A Questão do Tabaco. Lx.. 1906; A Questão do Douro, P.1907; Para a Hist. Da Revolução, C., 1912; A Força Pública na Revolução, ibid., 1913; Responsabilidades Históricas, ibid., 1917. Bibl.: A . Monteiro, O Conselheiro Dr. António Teixeira de Sousa. Lx.. 1937.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt