O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SILVA, José Celestino da

nasceu em Vilar de Nantes, concelho de Chaves, em 6.1.1849 e faleceu em 10.3.1911. Seguiu a carreira das armas. E no posto de Coronel assumiu o Governo de Timor que se encontrava depauperado. As campanhas de pacificação levaram doze anos. Criou uma série de estruturas administrativas no interior da Província. Abriu estradas, criou uma rede telefónica, escola agrária no Remexio, introduziu novas culturas, reorganizou a justiça, criou escolas para os filhos dos régulos, fundou o hospital de Dili, canalizou água para a cidade, estabeleceu contactos comerciais com a Europa, enfim, levou a Timor a paz, a justiça, o progresso, a cultura, um pouco de tudo aquilo que era essencial à vida das populações. Estas gostaram tanto das suas obras que passaram a chamar lhe o rei de Timor. Após o assassínio de D. Carlos (1908), seu amigo e protector, foi o general Celestino da Silva, demitido e mandado para Almeida, como comandante do Regimento de Cavalaria 7. Logo após a implantação da República (5.10.1910 ) foi reformado a seu pedido e promovido ao posto de General. A Câmara de Chaves imortalizou o seu nome na toponímia urbana.
BIBL.: Teófilo Duarte, Ocupação e Colonização Branca de Timor, P., 1944; C. Gonçalo Pimenta de Castro, Timor Subsídios para a sua história, Lx., 1944; Hélio Esteves Felgas, Timor Português, ibid., 1956.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt