O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SILVA, João Moutinho da

nasceu em Montalegre, em 8.12.1945. Estudou em Montalegre, fez o 5.° ano no Liceu de Chaves e o 7.° ano de liceu, no Nacional D. Manuel 11, com nota que lhe permitiu entrar directamente na Universidade. Preferiu a Academia Militar e Escola Naval. E dentro desta, escolheu a Aeronáutica. Concluiu o curso, em 1967/68. Como aspirante Piloto foi colocado na Base Aérea n.° 1, em Sintra, aí realizando o curso básico de pilotagem em aviões Cessna T 37. Em 1969 tinha o Brevet. Transitou para a Base Aérea n.° 2, na OTA, onde frequentou o curso EIPCPAC. Em S. Jacinto frequentou, depois, o curso em T 6. Depois disso passou ele a instrutor, como piloto. Leccionou: Navegação aérea, Instrumentos de voo e noções de matemática e física.
Nos fins de 1971 é mobilizado para Angola, recebendo a guia de marcha, para a Base Aérea n.° 3, em Tancos, onde fez a adaptação aos aviões DO 27. Em Fevereiro seguinte é transferido para o comando territorial independente da Guiné, seguindo para a Base Aérea n.° 12, em Bissau. Até Março de 1974 fez aí a sua comissão de serviço, totalizando 820 horas de voo em cerca de 600 missões operacionais. Teve como comandante militar o General Bettencourt Rodrigues e como comandante da zona aérea, o General Lemos Ferreira. Teve entretanto um problema de saúde, já depois de regressado a S. Jacinto. Deu se, entretanto o 25 de Abril e é abrangido pelo D.L. 309/ /74, com passagem obrigatória ao quadro de complemento ou disponibilidade, por ter menos de 15 anos de serviço efectivo. Foi reintegrado em 1980 na FAP com o posto de major. E nessa qualidade ainda comandou a esquadra da A 7 Corsair em Monte Real. Em 1984 pede para passar à reserva. Em 1975 matriculou se na Faculdade de Eng.a da Universidade do Porto, concluindo a licenciatura em 1979/80. Fez estágio na Empresa INDUBEL. Em 1980 é cons idado para Engenheiro Externo na Caixa Geral de Depósitos, simultaneamente é consultor técnico de várias empresas. Funda um Gabinete de Estudos e Projectos e Gestão de Empreendimentos que se distribui por três empresas. Assume a gerência delas. Faz parte activa da Associação 25 de Abril. Tem funções directivas na Delegação do Norte. Em 1997 foi convidado para Cônsul da Ucrânia (em Portugal).




In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt