O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SILVA, Armando Jorge Baptista e

nasceu em Vilar de Maçada, concelho de Alijó, em 5.2.1934. Como a mãe era professora primária, ele acompanhou a e fez a instrução primária em Ervões, concelho de Valpaços, onde praticamente, passou a meninice. Em 1945 ingressou no Seminário de Vila Real, concluindo o curso Teológico, em 1857. Fez o tirocínio no Seminário de Figueira da Foz, no ano lectivo de 1957/58, regressando ao Seminário de Vila Real, para aí ser professor e prefeito. Em Janeiro de 1962 foi, como capelão militar para a Guiné. Essa carreira de capelão militar prolongou se até Janeiro de 1974. Fez três comissões de serviço no Ultramar: Guiné, Angola e Cabinda. Pelo meio e nos intervalos prestou assistência a diversas unidades militares: Lamego, Vila Real, Vendas Novas, Figueira da Foz. Foi diversas vezes louvado, duas ao nível de Região Militar de Angola e também foi condecorado com a medalha de Mérito Militar. Mais tarde optou pela laicização e licenciou se em História pela Faculdade de Letras, da Universidade Clássica de Lisboa, passando a dedicar se ao ensino. Trabalhou em diversas escolas Secundárias de Lisboa: Gil Vicente, Patrício Prazeres, D. Luísa de Gusmão, etc. Foi por diversas vezes membro do conselho directivo, delegado de grupo, coordenador dos directores de turma, etc. Aposentou se em 1993, após 36 anos de serviço, ora como militar, ora como docente. Ainda como estudante colaborou em A Voz de Trás os Montes e noutras publicações.
Para uso militar redigiu e publicou um opúsculo com o título: A Arte de ser chefe. Na Rádio Clube de Cabinda manteve, durante cerca de um ano, um programa semanal, de formação religiosa. Presentemente ocupa se a recolher informação para eventual publicação de um repositório de impressões e memórias.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt