O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SILVA, António Monteiro Rebelo da

nasceu em Mesão Frio, em 1848 e faleceu em 1908. Iniciou o curso de Medicina na Escola Médica do Porto, mas concluiuo em Lisboa, onde fixou residência e instalou consultório. Trabalhava, em média, 16 horas diárias, chegando a consultar 35 mil doentes por ano. Foi um adepto fervoroso da homeopatia. Dizem os biógrafos que uma boa parte das consultas eram gratuitas. Foi médico de Camilo nos últimos tempos em que este parou por Lisboa. Por isso é Rebelo da Silva, muitas vezes citado em Dois Anos de Agonia, obra em que o romancista se debate com problemas de cegueira. Alexandre Cabral, cita Rebelo da Silva, com alguns excertos, incluindo cartas, no Dicionário de Camilo Castelo Branco (ed. Caminho, 1988).
SILVA, António Pires da nasceu em Bragança, em 1662. Licenciou se em Medicina pela Universidade de Coimbra, sendo médico na vila de Lafões. Escreveu o livro de 270 páginas: Cronografia medicinal das Caldas de Lafões (1696).


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt