O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SANCHES, Frei Domingos

sacerdote franciscano (Seirós, Canedo, Ribeira de Pena, 14.5.1841 Braga, Colégio de Montariol, 18.4.1929). Filho de Pedro Gonçalves Sanches, influente político local, e de sua mulher, D. Camila Alves Rosa de Moura, estudou latinidade na terra natal, retórica e filosofia em Braga, concluindo os preparatórios para o Seminário com dezasseis anos. Concluiu o curso trienal de Teologia (1860) recebendo apenas ordens menores. Retirouse para casa dos pais em reflexão, voltando ao Liceu de Braga para concluir os preparatórios da carreira universitária, mas acabou por solicitar as ordens de presbítero, as quais recebeu em 1.6.1864, recusando o projecto do pai, que o desejava bacharel por Coimbra. Preocupado com a evangelização do povo, dedicou se às missões populares, que interrompeu porque o seu arcipreste lhe solicitou aceitasse ser pároco encomendado de Meixedo (Montalegre) entre 1865 e 1872. Desobrigado da paróquia, associouse aos missionários padres Manuel do Couto, Agostinho de Sousa Gonçalves, Domingos Ferreira de Matos (vulgo: Domingos de Bessa) e com eles se entregou totalmente à evangelização dos povos transmontanos. Em Setembro de 1875, assistindo em Chaves a uma missão dos franciscanos Fr. António Pancada e Fr. Joaquim da Purificação, decidiu abraçar a vida franciscana. Vendeu a mula e, com o dinheiro, viajou para o Convento do Varatojo (Torres Vedras), onde vestiu o hábito (6.10.1875). Encarregado de reformar o ritual litúrgico do convento (1883) trabalhou no Varatojo e em S. Bernardino de Atouguia da Baleia (1887). Comissário provincial, fundou (1890) os novos conventos de Montariol e Giesteira. Restaurada a Ordem Franciscana (1891) foi eleito provincial, cargo que exerceu até 1893. Retirado em Montariol é considerado o grande artífice da restauração da Ordem dos Frades Menores em Portugal.
Bibl.: "P. Domingos Sanches" in Boletim Mensal da Ordem Terceira e Missões Franciscanas Portuguesas, Ano 22 (1929) n.° 5, pp. 129 134, com foto.
J. Pinharanda Gomes


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt