O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SALAMONDE, Abade de

chamou se António José de Mesquita Pimentel, mas ficou mais conhecido por Abade de Salamonde que viria paroquiar por muitos anos. Nasceu em Samabe, concelho de Alfândega da Fé, em 1741 e morreu em Salamonde, concelho de Vieira do Minho, em 21.9.1821. Foi bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra e desembargador na Cúria diocesana de Braga. Paroquiou S. Gens de Salamonde, desde 8.6.1781 até ao dia da morte, pelo que o seu nome ficou ligado àquela terra minhota.
Publicou Cartilha da Doutrina Cristã que durante muitos anos foi adoptada em Portugal e no Brasil, como base do ensino elementar infantil. Antes dessa cartilha funcionava a Doutrina Cristã do Jesuíta Marcos Jorge, refundida pelo seu confrade Inácio Martins, mas que caiu em desuso, por causa da proibição e perseguição pombalina contra os Jesuítas e sua organização. O Abade de Salamonde foi um conhecido publicista. E deixou uma obra: Socorro dos Moribundos, Porto. 1793.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt