O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

S


SÁ, Francisco de Matos de

nasceu em Freixo de Espada à Cinta e no seio de família nobre. Escreveu: Livro de Nossa Senhora do Desterro (Lisboa, 1620). Tratado da pura Conceição da Virgem Maria Nossa Senhora 11620).
SÁ, João Baptista nasceu em Vila Flor, em 7.11.1928. Licenciou se em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi chefe de Divisão no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa. tendo recebido um louvor que foi publicado no Diário da República (Il série, de 28.6.1986), pela competência, zelo e dedicação demonstradas no exercício das suas funções. Colaborou em diversos jornais e revistas, escreveu peças de teatro radiofónico, proferiu palestras sobre assuntos culturais e obteve diversos galardões em certames literários. Em 1962. por exemplo. recebeu o 1.° prémio dos Jogos Florais do Clube de Vila Real, com o poema: Louvor à Terra e à Gente Transmontana. Em 1963 recebeu o Prémio de Revelação em prosa, com a obra: Concerto para a Vida e Esperança. Este prémio foi lhe atribuído pela S.E.I.T. (Secretaria de Estado da Infonnação e Turismo). Era essa uma colectânea de contos. Em 1996 publicou: Flores para Vila Flor, um livro de 150 páginas. com prefácio de Joaquim Cerqueira Gonçalves, no qual escreve: Os poemas de João de Sá são uma imcomparável incursão pela memória cultural de Vila Flor..


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt