O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

R


ROBOREDO, Amaro de

nasceu em Algoso, antiga vila, hoje conhecida por Vimioso, sede do concelho. Sabe se que viveu no séc. XVII. Cerca do ano de 1610 foi secretário de D. Diogo de Sousa. Arcebispo de Évora. Graças ao seu muito saber e elevado grau de civismo. foi nomeado aio dos filhos de D. Baltazar de Teive, espanhol residente em Portugal. Igualmente educou D. Duarte de Castelo Branco, filho do conde de Sabugal. Acabou por ser colocado em serviços afins à Sé de Viseu. Foi um especialista da puericultura, da Filologia e Teologia. Escreveu: Verdadeira Gramática Latina para se bem saber em breve tempo a qual foi impressa em 1615; Gramática latiria mais breve, impressa em 1625; Método gramatical para todas as línguas, impresso em 1619; Regras de ortografia portuguesa, editado em 1615.
Todas estas obras foram reimpressas em 1738. Em 1621 publicou Raízes de Língua Latina. E, em 1625, traduziu do francês para o latim a obra Janua Linguarum. Também escreveu obras de devoção religiosa: Socorro das almas do Purgatório e Doutrina Cristã, para além de traduzir: Declaração do Símbolo para uso dos curas, da autoria de Belarmino. Este autor foi inventariado por Ferreira Deusdado.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt