O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

R


RIBEIRO, Manuel António

nasceu em Mirandela, em 1.5.1883 e morreu em Lisboa, em 6.2.1949. Foi compositor e chefe de banda militar, para além de publicista. Assentou praça em 8.8.1902. Sucessivamente foi promovido a alferes, em 21.1.1914; a tenente em 24.1.1918; a capitão em 11.3.1922, tendo passado à situação de reserva em 31.7.1937. Regeu as bandas dos Regimentos de Infantaria n.°1 4, 19 e 27. Foi professor, de canto coral durante 17 anos, no Colégio Militar, e depois no Instituto Profissional dos Pupilos do Exército. Colaborou em várias récitas organizadas pelos alunos destes dois estabelecimentos de ensino, conjuntamente com o Coronel Cardoso dos Santos e capitão Lobo de Campos. Quando permaneceu no Funchal, organizou e dirigiu ali uma orquestra sinfónica. Compositor muito fecundo, são de sua autoria mais de 400 partituras para banda e orquestra. Compôs duas óperas: Alcipe, que tem sido representada e cantada por várias vezes, e Morgadinha de Valfor, que se encontra inédita.
Escreveu também algumas obras de carácter literário musicais, entre as quais salientamos: Quadros Históricos da Vida Musical Portuguesa e Manual Teórico e Prático do Músico Amador. Foi incumbido de escrever pelo então Ministério da Guerra a História da Música Militar e o Cancioneiro do Exército, que não pôde concluir. É também autor do romance Por Entre Fraguedos.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt