O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

R


RIBEIRO, Luís José

nasceu em S. João de Arroios. Vila Real, em 1785, falecendo em 1856. Foi Barão de Palma, fidalgo cavaleiro da Casa Real, Presidente da Junta de Crédito Público, Conselheiro da Coroa, Comendador das Ordens da Conceição de Vila Viçosa, de Cristo, Comissário em Chefe do Exército e Deputado. Tirou o curso de Matemática, mas fez questão em lutar contra as tropas Napoleónicas, como voluntário. Serve no Exército da Beira, éferido, assiste à explosão do Paiol de Almeida e fica prisioneiro. Mas consegue libertar se e chegar onde as suas tropas militavam. Sofre vexames durante o Miguelismo. Entretanto muda o regime e ele sobe a Conselheiro do Tribunal de Tesouro, a director do Banco de Portugal e, em 1854, a Presidente da Junta de Crédito Público.
OBRAS: Descrição histórica sobre a vida, reinado e acções de Paulo I Imperador e autocerata de toda a Rússia; Advertências úteis, dirigidas ao Soberano e Augusto congresso das Cortes; Conversão do Orçamento do Ministério da Guerra; O decreto de 3 de Novembro de 1851, ou a apelação para o público imparcial; Reflexões sobre a possibilidade de extinguir o papel moeda em Portugal, etc.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt