O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

R


REIS, Rogério

nasceu em Lagos,, em 29.10.1927. Aos três anos foi para Lisboa e aí estudou na Casa Pia. Casou em Freixada, concelho de Mirandela. Empregou se no Chenop, mais tarde EDP e trabalhou, durante muitos anos, na Barragem de Varosa (Régua). Dotado de uma cultura muito sólida e de uma extraordinária vocação para o jornalismo, sempre esteve ligado à imprensa nacional e regional. Manteve colaboração semanal, por muitos anos e com artigos de fundo, nos seguintes jornais: Diário Popular e o Primeiro de Janeiro. Graças a esta sua grande experiência era sistematicamente convidado pelas várias autarquias da Província de Trás os Montes e Alto Douro para tratar nessa imprensa as grandes questões locais, concelhias e regionais. Também manteve colaboração quinzenal na antiga Emissora Nacional. Exerceu grande influência junto dos sucessivos governantes da época e das figuras de proa, da região. Conviveu, de perto, com as mais destacadas individualidades da época, como: Sarmento Rodrigues, Trigo de Negreiros, Gonçalves Rapazote, Camilo de Mendonça, Tomaz Rebelo do Espírito Santo. Com este último trabalhou muito de perto, em 1970, na organização e realização de 1 Colóquio para o Desenvolvimento do Distrito de Vila Real de que foi publicado um grosso volume com os textos integrais das diversas comunicações e conclusões. Foi um batalhador pela navegabilidade do Rio Douro e, em 1972, publicou um livro subordinado ao tema: O Colóquio e do Douro. Ultimamente fixou residência em Vila Real e, sempre que a saúde lhe permite, ainda escreve em Mensageiro de Bragança. Praticamente colaborou em todos os jornais que no seu tempo se publicaram em Trás os Montes e Alto Douro.
Em 1968 publicou Trás os Montes Problemas regionais. 1 Vol., c/ 267 págs. Aí diz que procura reunir "apenas meia centena dos quase dois mil artigos que escrevi sobre a Província de Trás os Montes".


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt