O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

R


REBORDÃOS, Abade de

chamou se Francisco Xavier Gomes de Sepúlveda, nasceu em Logrono (Espanha) e morreu em Bragança, em 28.9.1851. Em 11.2.1790 foi nomeado abade de Rebordãos, no concelho de Bragança e entre 1817 1818, foi reitor do Seminário daquela cidade. Este padre criou, contudo, alguns problemas no seio da comunidade religiosa, a partir da sua discordância em que a Comunhão pudesse ser diária. O bispo de Bragança, D. António Cabral da Câmara não gostou e por isso foram sensíveis as divergências entre estes dois membros da Igreja. Fruto dessas discordâneias foi o livro: Memórias Históricas que o abade de Rebordãos (nome por que ficou conhecido) escreveu contra o bispo e contra a autoridade religiosa que culminou com a crise de 1834.
Publicou ainda outros livros: Apologias do Abade de Rebordãos (Lisboa, 1826), Exame Crítico (Lisboa, 1838) e Apêndice ao Exame Crítico (Lisboa, 1838).


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt