O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PINTO, José Inácio

nasceu em Miranda do Douro, em 7.12.1893. Usou o pseudónimo de José de Miranda. Foi escritor, jornalista e Bibliotecário. Iniciou o jornalismo em 1914, como redactor do vespertino O Norte. Foi chefe de redacção do jornal A Tribuna, redactor principal e director de O Diário do Porto; redactor de O Século; correspondente de A Província de Angola; e ainda do Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro. Foi bibliotecário da Biblioteca Pública Municipal do Porto (1920 até 1946). Finalmente foi redactor do Diário de Notícias, no Porto: e Chefe de Redacção do Jornal de Notícias. Colaborou na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.
Foi autor de vários trabalhos de paleografia, entre os quais: Memorial de várias cartas e cousa de edificação da Companhia de Jesus para uso e proveito espiritual de noviços vendo o exemplo dos antigos. Ano de 1596. História de Santa Iria, de Frei Izidoro de Barreira, 1628, actualização. Também fez comentários ao livro de Camilo C. Branco: As Virtudes Antigas.




In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt