O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PINHEIRO, Bento Acácio Pereira

nasceu em 24.11.1915, em Vila Pouca de Aguiar. Licenciou se em Ciências Jurídicas pela Universidade de Coimbra. Seguiu a magistratura, tendo sido magistrado do ministério público e judicial, em Angola e Moçambique, funções em cujo desempenho mereceu dois convites: um para Secretário Geral de Angola que recusou por discordância política e outro que aceitou, para consultor jurídico e advogado de algumas das maiores empresas de Angola, como a Diamang, Banco de Angola e Companhia Angolana de Agricultura (que era na altura a maior produtora mundial de cafés), para além de outras. Em 1973 regressou ao Continente, por motivos de saúde. Imediatamente a seguir ao 25 de Abril de 1974 foi nomeado Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, dado que ele residia em Soutelinho do Monte, perto de Pedras Salgadas, do concelho em que nasceu.
Depois disso virouse para a literatura e escreveu: Histórias de Adão e Eva, Gisela (romances), Contos Bravios e Crónica de uma Virgindade Fatídica. Estes quatro livros revelam uma grande vocação que tardiamente se consubstanciou.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt