O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PINHEIRO, Alfredo Dias

nasceu na Campeã, concelho de Vila Real, em 1884 e faleceu em Guimarães, onde era professor do Liceu, em 1943. Foi sacerdote, professor liceal e escritor. Depois de ordenado, frequentou em Lisboa o Curso Superior de Letras, que concluiu com distinção. Em 1912 iniciou a sua carreira, de professor no Liceu de Rodrigues de Freitas, do Porto, leccionando mais tarde nos liceus de Guimarães e da cidade da Horta. Em 1920 foi nomeado professor efectivo do liceu de Guimarães, a cujo corpo docente pertenceu durante mais de vinte anos. Foi provedor do Hospital da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade e capelão da Liga dos Combatentes da grande Guerra.
Manifestou, desde novo, grande predilecção pelos estudos históricos a que consagrou a sua actividade de escritor, publicando os seguintes volumes: Os Celtas e Povos com eles relacionados, 1928; Memória sobre a batalha de S. Mamede, 1929; Moral e Educação Cívica O divórcio e o casamento civil, 1937. Deixou inédito um trabalho sobre Arqueologia e tradições populares. Foi correspondente da revista Pátria Portuguesa, do Rio de Janeiro e dos jornais Ecos de Guimarães e Ordem Nova, de Vila Real.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt