O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PEREIRA, Mário Monteiro

nasceu no Rio de Janeiro, em 11.4.1905. Filho de pais portugueses, veio com 8 anos viver definitivamente para Portugal. Frequentou o liceu de Vila Real de Trás os Montes, onde concluiu o 7.° ano de Ciências, ingressando depois na Faculdade de Ciências e depois na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em 1930. Foi interno dos Hospitais Civis durante três anos. Frequentou, como voluntário, durante dois anos, o serviço de Pediatria no Hospital de D. Estefânia e um ano o serviço de doenças infecciosas do Hospital do Rego. Tem se dedicado especialmente ao estudo dos escolares, tendo sido médico do Colégio Moderno. Apaixonado cultor das letras, o seu consultório é muito frequentado por escritores, jornalistas e artistas, constituindo como que um cenáculo intelectual.
Publicou: Banhos de Sol, conferência, Lisboa, 1933; Crianças Escolares, Lisboa, 1938; Vitaminas, Lisboa, 1941; Luta contra a Velhice, pequena biografia do médico Metchnikoff, Lisboa, 1943; A Defesa da Vida, 3 vol. De um tratado de Higiene Geral, intitulando se, respectivamente 1.° vol., A Vida e a Morte dos Micróbios, 2.° vol., O Homem e os seus Alimentos (higiene alimentar); 3.° vol., O Homem e a Casa. Tem em preparação (1948) uma monografia que se denóminará: Contribuição para o estudo da enxaqueca e das perturbações nervosas equivalentes. Tem colaborado no Diário Popular, Civilização, Diário de Lisboa, Vida Judicial, etc. No mensário Ver e Crer tem escrito intensamente sobre problemas de estudo médico sociais, como o Da Endocrinologia e das doenças do sistema nervoso vegetativo. Também nesta revista lisboeta tratou de Diabetes Infantil e As Bases Fisiológicas do Amor Humano.
G.E.P.B.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt