O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PEREIRA, João Evangelista Álvares

nasceu no concelho de Montalegre e ordenou se sacerdote em Braga. Durante mais de 40 anos foi pároco da freguesia de Salto, daquele concelho, onde desenvolveu grande actividade, juntamente com o seu colega de função, P.e António Pereira Chaves que era natural de Taboadela. Faleceu o P.e Pereira em 13.4.1879, tendo no funeral, 38 padres. Oito dias depois, faleceu o coadjutor: P.e António Chaves, o que significa que no espaço de uma semana a freguesia de Salto, perdeu, no ano aziago de 1879, os dois padres que tinha.
PEREIRA, João Gonçalves sabe se que nasceu na povoação de Medeiros, freguesia de S. Vicente da Chã, concelho de Montalegre e que em 1727 se formou em Cânones pela Universidade de Coimbra. Mandou imprimir a tese da sua formatura num véu de seda que ofereceu a Nossa Senhora das Tribulações (em Barroso chamam lhe a senhora das Treburas e é invocada como protectora contra as trovoadas). Essa capelinha ainda existe, solitária, num monte sobranceiro à povoação, perfeitamente visível a quem passa na estrada para Montalegre. Exerceu o Dr. João Gonçalves Pereira a advocacia em Montalegre e, alguns anos depois mudou se para Lisboa, para ler no Desembargo do Paço. Foi Juíz de Fora em Algoso, em 1731, ouvidor de Minas Gerais, durante muitos anos e, finalmente, foi desembargador da Relação da Baía, entre 1748 e 1750. No Brasil exerceu, durante 14 anos, a magistratura, a ele se ficando a dever a abertura de uma estrada entre S. Paulo e Mato Grosso.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt